Um Pouco de História ...
Linha do Tempo
CESB
Colégio Estadual Santa Bernadete
CESB
Colégio Estadual Santa Bernadete
( 1946 – 2008 )
De importância fundamental para a educação de Amargosa, a Escola Santa Bernadete foi fundada por iniciativa do primeiro bispo diocesano de Amargosa, Dom Florêncio Sisínio Vieira, apoiado pela população de médio e alto poder aquisitivo da região, principalmente por fazendeiros, funcionários públicos e comerciantes. A escola foi edificada em uma vasta chácara doada pelo Cel. Benedito José de Almeida.
1949 – Ginásio Santa Bernadete - Início do Curso Ginasial.
Em 07 de março de 1949 teve início o Curso Ginasial com 49 alunas. Neste ano, o curso primário contava com 55 alunas, das quais 25 eram internas.
1953 - tem início o tão esperado, Curso Pedagógico.
- 1958 - é inaugurada em anexo ao Ginásio, a Escola Nossa Senhora de Lourdes.
- 1972 – Crise financeira do Ginásio Santa Bernadete.
- 1974 - A Secretaria de Educação do Estado da Bahia comprou o prédio e o terreno dando início às atividades como escola pública, oferecendo os cursos do primário e ginásio, com o nome do governador do estado na época, Dr. Antônio Carlos Peixoto de Magalhães. Escola Estadual de 1º Grau Antônio Carlos Magalhães.
- 1987 - O governador do Estado, Dr. Francisco Waldir Pires de Souza, retifica o nome da Escola para Escola Estadual de 1º Grau Santa Bernadete.
- 1993 – É criada a FANESB – Fanfarra da Escola Santa Bernadete. Tendo como objetivo trabalhar a formação musical, bem como a formação integral dos alunos participantes.
- 2003 - Implantação do Curso de Aceleração III , pela portaria de número 7389, passou a se chamar; Colégio Estadual Santa Bernadete ( CESB ).
- 2008 – 1ª eleição direta para Direção do CESB.